terça-feira, 2 de novembro de 2010


Receita Massa de Porcelana ou biscuit




 
Receita de Massa de Porcelana Fria 

A porcelana fria é uma massa caseira que serve para fazer esculturas e que dentro de alguns dias ela seca, apresentando a consistência de plástico. Assim, ela evita que você faça a escultura e depois tenha que tirar uma cópia em gesso para ter uma escultura mais resistente ou para pintar. No entanto, em relação à massa de modelar, a massa de porcelana fria não permite tantos detalhes. Assim, ela é mais indicada para esculturas de objetos que não tenham detalhes muitos finos, o que deve ser deixado para fazer com massa de modelar. A massa de porcelana fria pode ser esculpida com os mesmos instrumentos e mesma técnica que é utilizada para a massa de modelar . Além disso, com a massa de pocelana fria é possível já fazer as esculturas com a cor já definida, sem precisar pintar. Isso é possível porque a massa de porcelana fria pode ser colorida quando você for prepará-la, de forma que quando ela secar ela já ficará com a cor que você escolheu.

Receita de Massa de Porcelana Fria:

Ingredientes: 2 xícaras de chá de cola branca; 2 xícaras de chá de amido de milho (Maizena); 1 colher de sopa de de suco de limão (esprema um limão e pegue essa quantidade); 2 colheres de sopa de vaselina líquida (comprada em famácias); 1 colher de sopa de creme para as mãos, tinta à oleo para pintar tela (quadros) afim de colorir a massa nas cores desejadas.

Modo de Preparo:  
1) Misture todos os ingredientes, exceto o creme para as mãos, em uma tigela de vidro e leve ao microondas em potência baixa por 1 minuto. Tire e misture a massa um pouco e coloque novamente no microondas por 1 minuto. Faça este procedimento por mais 2 vezes (num total de 3 vezes). Se não tiver microondas, não tem problema, leve a mistura ao fogo por 10 minutos até que a massa desgrude da panela. 
2) Coloque um pouco de creme para as mãos em uma superfície para você trabalhar a massa.  
3) Depois coloque a massa sobre essa superfície e coloque o restante do creme para as mãos e comece a amassar a massa para mistura-la com o creme. Se desejar coloque um pouco de tinta á oleo para colorir a massa. Se quiser em várias cores, separe quantidades de massa e coloque cada uma em uma cor. Se quiser uma massa de pequena espessura, use um rolo (ou cano de PVC) para amassar. Se quiser cortá-la use estilete. Lembre-se que a massa deve ser guardada enrolada em plástico. 

Fonte: http://www.geocities.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário