terça-feira, 16 de novembro de 2010



JOGO DE BICHOS

Feito de EVA e ilustrado com figuras recortadas em papel, este dominó ajuda a garotada do 1º e 2º ciclos a estudar a classificação dos animais vertebrados.

O que existe em comum entre o beija-flor e o sapo? O fato de serem vertebrados, é claro. Mas há também muitas diferenças entre eles. É esse o tema deste dominó. A turma vai ficar craque no jogo se relacionar corretamente os animais às características específicas de seu subgrupo - mamífero, ave, réptil, anfíbio e peixe. A peça que mostra a figura de um elefante deve ser unida àquela que traz uma informação como: "Mama quando pequeno". Durante cada partida, é trabalhado o conceito de classificação por meio dos critérios de semelhanças e diferenças. A partir da 2ª série do 1º ciclo e porque não com educandos do ensino médio, os educandos já estão aptos a classificar os vertebrados, e o dominó pode ajudar a fixar esse conteúdo ou relembrá-lo mais à frente.

O jogo é composto de 25 peças, cada uma com a figura de um bicho e uma informação referente a um dos cinco subgrupos. Para montá-las, liste cinco características de cada subgrupo e cinco animais que pertencem a eles. Organize as peças de forma que cada ave, por exemplo, seja casada com um aspecto referente a um mamífero, um réptil, um peixe, um anfíbio e também uma ave.

A técnica que ensinamos a seguir é chamada punch art: com furadores, se obtêm formas básicas - como círculos ou corações - usadas para compor os bichos mostrados nestas páginas. Você pode criar outros modelos usando fotos recortadas de revistas ou desenhos feitos pelos alunos.


Materiais necessários

  • Um pedaço de EVA branco de 45 por 60 centímetros
  • papéis coloridos de 120 g
  • folha laranja com as características dos subgrupos impressas
  • placa de corte
  • estilete
  • tesoura
  • régua de metal
  • furadores de formas variadas
  • pinça
  • arredondador de canto
  • cola branca
  • canetas preta e prata
  • Como montar as bases das peças

    Com estilete e a ajuda da régua de metal, corte 25 peças de EVA de 5 por 10 centímetros sobre a placa de corte. Recorte a folha laranja em quadrados de 4,5 centímetros de lado contendo as características dos bichos.
    Dê o acabamento com o arredondador de cantos. Se preferir, faça o contorno com lápis e recorte com tesoura.


  • Uma cor de cada lado

    Cole os quadradinhos de papel laranja em um lado das 25 peças de EVA. Comece a fazer a base colorida para o outro lado, onde os bichos serão colados. Recorte mais 25 quadrados de 4,5 centímetros de lado em papel amarelo. Arredonde os cantos da mesma maneira e cole sobre o EVA.

  • Criando a tartaruga (classe dos répteis)

    Cole os quadradinhos de papel laranja em um lado das 25 peças de EVA. Comece a fazer a base colorida para o outro lado, onde os bichos serão colados. Recorte mais 25 quadrados de 4,5 centímetros de lado em papel amarelo. Arredonde os cantos da mesma maneira e cole sobre o EVA.


    Esta parte do experimento é muito cansativa e exige muita habilidade do executor! Mas a arte final é muito boa.
  • o Bicho vai tomando forma

    Coloque um pouco de cola no dorso da mão. Com a pinça, passe a pontinha de cada círculo pequeno na cola e fixe-o ao redor do círculo grande.

    Cole os corações amarelos para compor o casco. Para fazer o rabo, deixe só uma ponta do branco aparecendo. Com as canetas preta e prata, desenhe os olhos.

    Por fim, fixe o réptil na peça de EVA.




    Por fim, as peças deverão ficar com este aspecto.
  • Características dos sub-grupos

    Aves:Possui penas.
    Possui sacos aéreos.
    É heterótrofa.
    É homeotérmica.
    Bota ovos.

    Mamífero:
    Mama quando pequeno.
    É heterótrofo.
    É homeotérmico.
    A maioria possui pêlos.
    Tem coração com quatro cavidades.

    Peixes:
    É aquático.
    É heterótrofo.
    É pecilotérmico.
    É coberto por escamas.
    Possui nadadeiras.

    Anfíbio:Sofre metamorfose.
    É heterótrofo.
    É pecilotérmico.
    Tem pele lisa, molhada e viscosa.
    Respira pela pele.

    Réptil:Se movimenta rastejando.
    É pecilotérmico.
    É coberto por escamas, carapaças ou placas córneas.
    Reproduz-se de forma sexuada interna e bota ovos.
    É heterótrofo.





     

Nenhum comentário:

Postar um comentário