sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Caule para cima, raiz para baixo - fototropismo.


A atividade proposta para esta aula é um experimento que pretende verificar a existência do fototropismo positivo.
Material
Uma lata rasa, como as de goiabada, vazia e bem lavada.
Prego grande
Martelo (com a supervisão do professor)
Uma caixa de papelão grande o suficiente para caber a caixa.
Cola
Tesoura
Papel preto
Terra de jardim
Cinco sementes de feijão ou milho
PROCEDIMENTOS
1.       Faça furos no fundo da lata.
2.       Encha a lata com terra, molhe e plante as sementes. Coloque a lata perto de uma janela e regue diariamente. Espere até que as sementes germinem e apareçam as plantinhas.
3.       Abra com um estilete uma janelinha retangular em um dos lados da caixa de papelão. Forre os outros lados com papel preto.
4.       Coloque a caixa por cima da lata com as plantinhas, o lado da caixa com a janelinha deve ficar voltado para a janela.
5.       Continue regando as plantas diariamente, levantando a caixa e depois voltando a cobrir a lata com as plantas. Observe o que acontece por 10 dias.
Os alunos deverão confeccionar o relatório de acompanhamento do experimento. Também deve constar neste relatório respostas às perguntas a seguir:
Por que antes de cobrir a caixa as plantas estavam se desenvolvendo verticalmente e depois verificou-se uma mudança neste sentido?
Que hormônios estão envolvidos com este desenvolvimento? Como estes hormônios respondem no meristema apical e na raiz?
Como estes hormônios se relacionam com o fototropismo e geotropismo?
 Além das perguntas os alunos deverão complementar o mapa concei tual iniciado na primeira aula. Instr ua a eles que façam as inserções no mapa conceitual em cor diferente dos conhecimentos iniciais. Ao fim da atividade, propon ha que eles averiguem o quanto de informações e ligações com novos assuntos foi possível adquirir com as práticas desenvolvidas, observando o novo mapa conceitual mais completo.
 Para auxiliar a confecção dos relatórios dos alunos, indicamos estes dois sítios.
Ensino de Física. Como fazer um relatório. Acessado em 23/07/2009 e disponível em:http://euclides.if.usp.br/~ewout/ensino/geral/000008.html
Antes de escrever um relatório, leia-me. Acessado em 23/07/2009 e disponível em: http://collatio.tripod.com/regeq/relat.htm
Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br

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