segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Aula sobre osmose na sala de tecnologias.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1842/imagens/nolaboratorio.gif
Oriente para que os alunos acessem o recurso “Aprendendo por osmose”, disponível no Portal do Professor.
Este recurso apresenta várias informações a respeito dos termos: osmose, hipertônico, hipotônico, isotônico, bem como apresenta diversas tarefas relacionadas às concentrações de meios intra e extra-celulares.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9560/osmose.swf
Aprendendo por osmose
 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1842/imagens/recurso_osmose.jpg
 Peça que os alunos naveguem pelo recurso lendo as informações apresentadas e realizem as tarefas propostas.
A primeira delas é preparar soluções com diferentes concentrações. Quando os alunos terminarem de realizá-la solicite que façam uma pausa e respondam a questão:
Um copo com água e sal é uma solução hipertônica, isotônica ou hipertônica?
IMPORTANTE – Neste momento leve o aluno a perceber que uma solução só pode ser considerada hipertônica, isotônica ou hipertônica quando COMPARADA A OUTRA SOLUÇÃO. Isso significa que não há resposta direta para a pergunta acima.
Continuando a navegar no recurso, os alunos terão informações sobre a passagem da água entre meio de diferentes concentrações, definindo melhor o termo OSMOSE.
Oriente para que os alunos continuem a navegar no recurso e realizem as demais tarefas propostas, relembrando o que foi observado nos experimentos na primeira aula.
Ao terminar de explorar o recurso apresente a questão:
• O recurso também apresenta que na verdade NÃO APRENDEMOS NADA POR OSMOSE. Mas como a osmose pode explicar as duas situações apresentadas na problematização da primeira aula?

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1842/imagens/atividadecomplementar.gif
Para reforçar a compreensão do que ocorre na pele de nossos dedos quando ficam muito tempo sob a água o professor pode utilizar uma lista telefônica antiga. Arrancando a capa, as folhas podem representar as camadas de células da pele. Despejando um pouco de água sobre essas folhas, as mesmas a absorverão (simulando a osmose) e incharão. Como as folhas mais de baixo continuam secas mantêm-se do mesmo tamanho, fazendo com que as folhas superficiais criem ondulações, exatamente como ocorre com a pele em nossos dedos.
Retirado do Portal do professor.

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