segunda-feira, 8 de novembro de 2010

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 SIMULANDO A PERMEABILIDADE DA MEMBRANA
Este experimento permite simular a passagem seletiva de substâncias através da membrana celular. Para realizá-lo são necessários: um pedaço de filme de PVC (plástico fino e aderente para envolver alimentos), uma colher de amido, um copo com água e iodo.
Dica! – Este experimento é simples e rápido. Forme pequenos grupos e providencie material para todos eles. Todos poderão realizá-lo simultaneamente.
Inicialmente peça que os alunos coloquem um pouco de amido em um pires e acrescentem uma gota de iodo sobre ele, registrando o que ocorre.
Em seguida deverão colocar água no copo com um pouco de iodo. Introduzir o plástico no copo com uma colher de amido, formando uma pequena bolsa. Acrescentar um pouco de água no amido e fechar o plástico, deixando preso em um dos lados do copo. Aguardar alguns minutos e registrar o que ocorre. (Veja foto)
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Peça para que os alunos analisem o experimento e registrem em seus cadernos respostas para as seguintes questões:
• Considerando que o plástico representa uma membrana que limita um meio interno e outro externo, determine quais as substâncias presentes nesses dois meios.
• Qual das substâncias atravessa o filme plástico? De onde para onde? Como se pode concluir essa informação?
• Qual a provável razão pela qual apenas uma das substâncias atravessa o filme plástico? Por que isso ocorre?

O professor pode, neste momento, explicar para os alunos o fenômeno DIFUSÃO, resultante da passagem espontânea de partículas (SOLUTO) de um meio mais concentrado para outro menos concentrado (“quem tem mais dá para quem tem menos”), separados por uma membrana. Também neste momento pode explicar os termos hipertônico, hipotônico e isotônico, quando comparamos concentrações de substancias de diferentes meios.
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REAÇÃO CELULAR EM MEIOS: HIPOTÔNICO, ISOTÔNICO E HIPERTÔNICO
Dica! – Este experimento, embora simples, exige um tempo maior de realização. O professor pode prepará-lo horas antes da aula ou ainda orientar para que seja realizado em casa. Os alunos poderão trazer as anotações sobre o que foi observado para discutir os resultados na escola.
Para realizar a experiência recorte três pequenas tiras de mesmo tamanho, finas e retas de pimentão. Coloque uma delas num recipiente com água destilada, outra com água da torneira e outra em água com uma colher de sal. Numere os três recipientes e estabeleça o seguinte: 1 – para solução HIPOTÔNICA; 2 – para solução ISOTÔNICA e 3 – para solução HIPERTÔNICA.
Após algumas horas (ou até mesmo no dia seguinte) as tiras de pimentão deverão ser retiradas dos recipientes e colocadas em uma superfície limpa, com a casca sempre voltada para o mesmo lado. (Veja foto)
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Peça para que os alunos analisem o experimento e registrem em seus cadernos respostas para as seguintes questões:
• Por que a tira de pimentão do primeiro recipiente curva-se na direção da casca, a do segundo recipiente não se curva e a do terceiro recipiente se curva para a direção da polpa do pimentão?
• Nesta experiência não se observa a passagem de solutos entre as células vegetais e o meio externo, mas sim a passagem do SOLVENTE – a ÁGUA. Como podemos deduzir em qual direção houve passagem de água entre os meios interno e externo em cada um dos recipientes?

Dica! – Oriente para que os alunos, ao final da experiência, toquem as tiras de pimentão com as mãos e sintam sua textura e rigidez. Isso ajuda a deduzir se as células estão com mais ou menos de água em seu interior.
Neste momento, o professor pode explicar para os alunos o fenômeno OSMOSE, resultante da passagem do SOLVENTE (neste caso a água) do meio menos concentrado para o mais concentrado (da mesma forma “quem tem mais dá para quem tem menos”, mas neste caso que tem mais é a água), em um meio onde a membrana impede a passagem do SOLUTO. Também neste momento pode explicar o termo SEMI-PERMEÁVEL.
Retirado do Portal do professor

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