domingo, 3 de outubro de 2010

Medidor de densidade
Ciência em Casa

Material

      Três copos de vidro.
      Pão de milho ou plasticina.
      Palheira de refresco.
      Marcador.
 
Compostos

      Água.
      Sal. (cloreto de sódio)
      Mel.
      Óleo de cozinha.
 
Vídeo:  

download1.avi   (392 KB) Água
download2.avi   (159 KB) Óleo
download3.avi   (163 KB) Mel  



Fotos:  












Procedimento

     1. Enche cerca de três quartos do volume de dois copos com água.

     2. Enche com o mesmo volume dos outros dois copos com mel e óleo de cozinha.

     3. Deita sal nu dos copos com água e mexe. Pára de adicionar sal quando obteres uma solução saturada. Observa que continuas a ter o mesmo volume de água. (a solução está saturada quando houver depósito de sal no fundo do copo)

     4. Faz uma bola de pão com um diâmetro igual a cerca de 2 cm.

     5. Espeta uma das extremidades da palheira na bola de pão.

     6. Mergulha o teu medidor na água sem sal e marca cuidadosamente um traço na palhinha seguindo como referência o nível da água sem sal.

     7. Mergulha agora o teu medidor na água com sal. O traço fica acima ou abaixo do nível da água com sal? Isso implica o quê?

     8. Mergulha o medidor no óleo de cozinha. E agora, o que verificas?

     9. Finalmente, mergulha o medidor no mel. O que aconteceu?
 
O porquê?
O aparelho que acabaste de fazer tem o nome de areómetro. Esta experiência, assim como outras, demonstra que os líquidos têm diferentes densidades. A densidade é definida como a massa de uma substância por unidade de volume. Para a presente experiência, a nível crescente de densidade, os líquidos analisados estão ordenados da seguinte forma: Óleo, água, água com sal e mel. Pelos resultados obtidos podemos concluir que o óleo contém menos massa do que a água, água com sal e mel por unidade de volume.
A diferença de densidade verificada entre a água com e sem sal é fácil de entender. Quando foi adicionado sal à água verifica-se que no final temos um volume igual ao inicial. Por sua vez, no final da adição a quantidade de massa contida nesse mesmo volume é maior do que a inicial. Ou seja, a densidade da água com sal vai ser superior do que a da água sem sal, isto porque a água com sal contém mais massa por unidade de volume. É fácil ou não?
No que diz respeito ao mel, no final desta experiência conclui-se que este contém a maior quantidade de massa por unidade de volume. Por isso é mais pesado do que os outros líquidos analisados. Já agora, aquele líquido castanho, com dióxido de carbono, que toda a gente conhece, tem densidade superior ou inferior à da água? Experimenta e ficas a saber a resposta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário