domingo, 3 de outubro de 2010

Densidade dos sólidos
Ciência em Casa
Material

    Copo de vidro.
    Pedaço de borracha.
    Pedaço de palito.
    Pedaço de rolha.
    Plástico.
 
Compostos

    Água.
    Azeite.
    Groselha.
    Mel.
    Álcool Etílico.
 
Vídeo:  download.avi (110 KB)





Fotos:  



Procedimento

     1. Utiliza o copo com os líquidos da experiência: densidade dos líquidos.

     2. Deitar os sólidos, um de cada vez, no copo.

     3. Podes verificar que a madeira e a rolha ficam à superfície do álcool. O plástico coloca-se na superfície do azeite, e o pedaço de borracha fica na superfície do mel. (no vídeo ilustrativo primeiro foi adicionada a rolha, de seguida, o plástico, o palito e a borracha)
 
O porquê?
Existem sólidos menos densos do que certos líquidos? Todos os sólidos lembram uma fase compacta, onde o arranjo das moléculas é bem definido e ordenado. Tendo em conta este aspecto é surpreendente que existam sólidos menos densos do que certos líquidos. Se não fosse assim as caravelas não flutuariam nos oceanos, e consequentemente, Vasco da Gama não chegaria à Índia.
Nesta experiência, a madeira e a cortiça flutuam no álcool etílico, enquanto o plástico flutua no azeite. Por sua vez, a borracha flutua na superfície do mel. Cada objecto afunda-se até ao nível do líquido que tem maior densidade do que a sua. O objecto irá flutuar na superfície desse líquido. Os resultados desta experiência são prova de que a densidade do plástico está compreendida entre a do álcool e a do azeite. A madeira e a rolha são menos densas do que todos os líquidos utilizados. A borracha é mais densa do que o álcool, azeite e água. A densidade da borracha está compreendida entre a densidade da água e a do mel. Para finalizar deixo duas questões interessantes "Uma uva irá flutuar em que líquido?" "A casca da laranja flutua em que superfície? Experimenta!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário