terça-feira, 26 de outubro de 2010

Fósseis, evidências da evolução biológica
Indicação:
humanos. A atividade inclui todos os temas da Unidade 1, com ênfase no tema 2 – Os
movimentos humanos.
O professor deverá dividir a sala em grupos e atribuir a cada a responsabilidade de uma
característica evolutiva. Assim, toda a Unidade pode ser trabalhada em uma única atividade.
Os movimentos humanos. Unidade 1 – Tema 2 – A comunicação e os movimentos
Desenvolvimento
:
1.
exposição do trabalho.
Tempo de duração: estipular o período de trabalho para montar um fóssil, execução e
2.
Suporte: professor(a) de Artes de sua escola.
3.
cuidado de montar as equipes de modo a explorar as habilidades dos alunos. Por exemplo:
colocar no grupo um aluno que tenha facilidade com trabalhos manuais, um com habilidades no
uso de recursos tecnológicos e outro com habilidade para o desenvolvimento de textos.
Como montar as equipes: a turma deverá ser dividia em grupos; o professor deve ter o
4.
Local da exposição: pátio da escola.
5.
Materiais a serem utilizados: verificar materiais no Laboratório descrito abaixo.
Laboratório 1 – Fabricando um Fóssil
Materiais:
o
Uma caixa de papelão com laterais baixas com tamanho respectivo ao fóssil a ser montado;
o
Areia;
o
Pote plástico (tipo pote de sorvete de 1 Kg);
o
Colher de madeira; 1 Kg de gesso branco;
o
1 L de água; 1 pincel com cerdas largas;o
Como fazer:
Umedeça a areia, coloque-a na caixa forrada com o papel alumínio e aperte bem. Deixe os
cantos da caixa sem areia.
Coloque areia e pressione o animal ou vegetal na areia (ou mesmo sua pegada), de modo
que o formato do que escolheu fique marcado nela. Utilize animais e vegetais de plástico em
miniaturas, flores como as do
bem lavados antes de serem utilizados.
Despeje a massa de gesso sobre o molde na areia com cuidado. Aguarde 30 minutos. O gesso
tem que endurecer bem.
Após ter conferido se o gesso está bem firme, retire o molde de gesso da areia e limpe-o com o
pincel.
Compare o “fóssil” pronto com o molde que utilizou.
Hibiscus sp.1, ossos de aves como os do frango, que devem ler
Papel alumínio.

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