sábado, 2 de outubro de 2010

A garrafa azul!!!




A Garrafa Azul

Apresentação
 Um frasco de vidro é parcialmente preenchido com um liquido incolor. Quando o líquido é agitado, adquire uma coloração azul-profundo. Esta coloração desaparece à medida que o líquido vai voltando ao repouso, mas reaparece se for novamente agitado. Este ciclo - azul/incolor/azul -, obtido pela agitação, posterior imobilidade e nova agitação, pode ser repetido dezenas de vezes antes que o líquido se inutilize. Por seu comportamento curioso, este sistema químico exerce um fascínio muito grande sobre os estudantes. Alguns são capazes de passar horas repetindo a experiência, na tentativa de descobrir quais são as condições necessárias para que ocorram tais reações responsáveis por essas mudanças.

Esta experiência foi selecionada por ser segura, de execução simples e exigir elementos de baixo custo e fáceis de serem obtidos em drogarias; pode ser realizada dispensando laboratório, vidraria especifica e instrumentos sofisticados. Permite acentuar a importância da cuidadosa observação e da organização dos dados experimentais. Além disso, a experiência representa uma boa oportunidade de se observar a participação de um gás como reagente num sistema químico.

Finalmente, a seleção dessa experiência da garrafa azul representa mais uma tentativa de recuperar um pouco a química descritiva e factual. O emprego de experiências que aparentam uma certa magia, perigosa maneira de interpretar a natureza, tem a função, no processo educacional, de estimular a curiosidade. O químico americano Linus Pauling — prêmio Nobel de Química e prêmio Nobel da Paz — relata que ficou fascinado, quando ainda era estudante, com a demonstração 'de impacto' da carbonização do açúcar. Isto contribuiu fortemente para a escolha de sua carreira profissional.

Contudo, devemos ressaltar que não faz parte dos objetivos do trabalho ora proposto, levar os alunos a descobrirem quais são as reações químicas que ocorrem no sistema. A complexidade dessas reações, creio eu, está acima dos conhecimentos básicos de um estudante do Ensino Médio. Eu mesmo não me aventuro nelas, por isso sigo as orientações da esposa, que é química. Todavia, se algum químico se dispuser a fazer uma explanação didática do equacionamento, de antemão agradeço.

Material

— água correspondente a 3 copos comuns: 550 a 600 ml, no total.
— 2 colheres e meia, das pequenas (colher de café), de hidróxido de sódio (soda cáustica); cerca de 10
    a 11 gramas, no total.
— 9 colheres, das pequenas (café), de glicose (dextrose): cerca de 18 a 20 gramas; ele é encontrado
    em farmácias, drogarias e supermercados com o nome comercial de “Dextrosol”, açúcar para
    mamadeiras.
— 5 ml de solução de azul de metileno (encontrada pronta a 1% ou 2% em farmácias e drogarias)
— 3 frascos de 200 a 300 ml, de vidro ou plástico transparente, com tampa (podem ser garrafas de
    água mineral, de suco de frutas ou refrigerantes - 'pichulinha', com suas próprias tampas plásticas).
— 1 garrafa de 2 litros -PET- ou frasco grande de vidro, para dissolver os ingredientes (não devem ser
    usados recipientes de alumínio, pois seriam corroídos pela soda cáustica)
 

O CIENTISTA EXPLICA: Como pudeste verificar, nesta demonstração química produziste uma solução azul, que em repouso e com o passar do tempo se tornou incolor. Quando a solução foi novamente agitada readquiriu a coloração azul.

Porque é que será que isto aconteceu? A solução tornou-se gradualmente incolor porque ocorreu uma reacção química em que a glucose foi lentamente oxidada pelo oxigénio dissolvido. A oxidação da glucose provocou a redução do azul-de-metileno que deu origem a uma substância incolor.

Quando o erlenmeyer é agitado, o oxigénio disponível (do ar) provoca uma re-oxidação e a coloração azul da solução surge novamente. Deixando a novamente a solução em repouso, a glucose volta a reduzir o corante azul-de-metileno e a cor da solução volta a desaparecer.

O efeito da quantidade de glucose e de hidróxido de sódio no mesmo volume de água (concentração) na taxa de reacção é óbvio: o erlenmeyer com o dobro da concentração usa o oxigénio dissolvido em cerca de metade do tempo que a outra solução.

Uma fina película azul pode ser observada na interface da solução com o ar, uma vez que o oxigénio permanece disponível (via difusão) nesta zona. Esta reacção pode ser repetida várias vezes.

Conteúdo desenvolvido por:
Ciência Divertida
www.cienciadivertida.pt

Um comentário:

  1. Nossa,valeu mesmo pela dica! Tenho q fazer um relatorio sobre esse experimento , que será executado daqui a uma semana, e já posso fazê-lo em casa hoje mesmo. Valeu!!!

    ResponderExcluir