sábado, 16 de abril de 2011

Ovo "nu e cru"

Introdução

Você já pensou em um modo de descascar um ovo cru? Essa experiência não seria tão difícil se quando rompêssemos a casca do ovo a clara e a gema não se espalhassem para fora e ainda fizessem uma grande sujeira! Pode parecer impossível, mas há uma maneira simples e fácil de fazê-lo.

Materiais necessários

  • Vinagre
    1 Ovo cru
    2 Copos ou outros recipientes transparentes.
    250g de açúcar

Coloque o vinagre dentro do copo ou recipiente escolhido.

Coloque, Com cuidado, o ovo dentro do copo ou recipiente.
Aguarde até que a reação se complete.Se achar necessário, troque o vinagre algumas vezes durante o dia para que a reação ocorra mais rapidamente.


O que aontece:
Essa é uma reação muito simples. A casca do ovo é basicamente contituída por carbonato de cálcio (CaCO3), um composto rígido, branco e insolúvel em água.
Já o vinagre é constuído de um ácido chamado ácido acético (CH3COOH). Quando o carbonato presente na casca do ovo entra em contato com o ácido, ocorre uma reação química entre os dois compostos, formando água, sal e gás carbônico. Quando a reação se completa, a casca do ovo foi totalmente transformada nos produtos da reação e observamos a clara e a gema através de uma película transparente e semi-permeável. Devido a essa permeabilidade, podemos dar continuidade a experiência afim de observarmos  o fenômeno da osmose, onde há a passagem de solvente entre o meio e o ovo fazendo com que ele inche ou se contraia.


Observando a osmose:
Esquentar 250ml de água em um recipiente transparente qualquer.
Acrescentar açúcar a água, dissolvendo-o por completo com o auxílio de um bastão de vidro ou uma colher.
A solução ficará viscosa e amarelada.
Mergulhar o ovo na solução saturada de açúcar.


O que acontece com o ovo na solução:
Você deve ter notado que o ovo ficou um pouco "inchado" depois que perdeu a casca, mas na solução de açúcar ele se encolheu. Isso ocorre devido ao fenômeno da osmose; como a concentração de soluto no meio era maior do que dentro do ovo, há a passagem de solvente deste para o meio, fazendo com que seu volume diminua. Quando mergulhado no vinagre, o ovo se apresenta volumoso por causa da maior concentração de soluto dentro dele do que fora dele;  há a passagem de solvente do meio para dentro do ovo.


ara que o transporte do solvente fique mais evidente, pode-se acrescentar um corante a solução. Você notará que o ovo ficará colorido.Outra opção é a pesagem do ovo antes e depois de sua inserção na solução, onde verifica-se a diminuição de massa deste.


Nesta foto o ovo absorveu solvente com corante azul.

Já nesta, houve a passagem de solvente do ovo par a a água, tingindo-a.
Fonte: pontociência




2 comentários:

  1. Ediana parabéns pelo blog, essa experiência é simplesmente fantástica. E obrigado por partilhar com a gente.

    ResponderExcluir
  2. Ediana, adorei seu blog.
    Acho que podemos trocar figurinhas, tbém sou profª de Ciências e dou aulas de laboratório.
    Passarei sempre por aqui, parabéns!
    Camila
    www.biomomento.blogspot.com

    ResponderExcluir