quinta-feira, 7 de abril de 2011

A maçã escurecida


  • 1 maçã cortada em 4 pedaços
  • Limão
  • Vinagre
  • Bicarbonato de sódio
  • 4 pires ou 4 pratos rasos



Corte a maçã em 4 pedaços e coloque em pires ou pratos rasos devidamente marcados com a condição, para não se confundir depois: LIMÃO, VINAGRE, BICARBONATO ou SEM ADIÇÃO.






Prepare uma tabela, para cada condição, para anotar seus dados. Anote a aparência da parte interna da maçã que agora está exposta, já que foi cortada. O tempo de experiência será “zero” ou “inicial” assim que você cortar a maçã e dividir os pratos. Veja se elas apresentam alguma mancha e se a aparência dos quatro pedaços é semelhante. Na coluna temperatura, não é necessário que seja exata, caso não tenha um termômetro, mas anote se o dia está quente ou frio. 

Tempo Aparência Temperatura





  • Jogue suco de limão sobre toda a superfície branca de uma das maçãs. Meio limão deve ser suficiente mas talvez seja mais fácil espremer o limão para usar apenas o suco.
  • Repita o procedimento com vinagre, cobrindo bem a superfície da maçã.
  • Dissolva 1 colher de bicarbonato de sódio em meio copo de água. Misture bem e espalhe essa solução sobre o terceiro pedaço de maçã.
  • Não faça nada com o quarto pedaço de maçã.




Anote a aparência dos pedaços de maçã assim que fizer as adições – alguma coisa mudou? Provavelmente nada mudou.
Aguarde algum tempo e dê uma olhada nos pedaços de maçã – se notou alguma modificação, anote em sua tabela.





Após algum tempo, você vai notar um escurecimento na superfície de alguns pedaços de maçã. Veja como ficaram nossas amostras após tempos diferentes de exposição da maçã ao ar. No dia que a experiência foi feita, a temperatura estava 27 °C. Em dias mais quentes, o escurecimento será mais rápido e em dias mais frios, será mais lento.

Veja que o limão preveniu o escurecimento da maçã. O pedaço com suco de limão não apresenta áreas escuras enquanto o pedaço que ficou exposto ao ar, sem limão, também escureceu.

Mas veja que o vinagre não preveniu o escurecimento da maçã. Os dois pedaços estão bem parecidos.




O que aconteceu com o bicarbonato? Você consegiu ver se o pedaço ficou parecido com o que tinha limão ou vinagre, ou com o pedaço que não teve qualquer adição?






Você já deve ter visto que, quando cortamos uma fruta, como banana, pêra ou maçã, logo começam a escurecer. Nas saladas de frutas, é comum colocarmos suco de laranja exatamente para evitar esse escurecimento das frutas. Esse escurecimento acontece porque a polpa da fruta está em contato com o ar. 
O oxigênio do ar (O2) reage com compostos presentes na fruta chamados de POLIFENÓIS, que são incolores. Quando reagem com o O2 do ar, formam dois compostos também incolores (benzoquinona e água) mas que reagem entre si formando melanina, um pigmento marrom escuro.
 
 
Quanto mais melanina forma na superfície da fruta, mais intensa é a cor que se observa.
A reação dos polifenóis com o O2 do ar é catalisada por uma enzima, a POLIFENOLOXIDASE. Nós já vimos que as enzimas são proteínas que aceleram as reações químicas. Para recordar, veja as explicações na experiência Gelatina Amolecida, desta página. 
Na experiência da maçã, a reação catalisada pela POLIFENOLOXIDASE é rápida e forma um composto incolor (BENZOQUINONA) e água, que reagem entre si lentamente formando a melanina. Essa última reação á mais lenta e não é catalisada por uma enzima.
Os polifenóis são poderosos antioxidantes! Todos os organismos que usam oxigênio para converter alimento em energia, correm o risco de formar RADICAIS LIVRES que são bastante danosos às células. Nosso organismo tem antioxidantes, mas sua produção diminui com a idade. Por isso, precisamos buscar os antioxidantes na alimentação. As PLANTAS produzem uma grande variedade de antioxidantes, alguns deles, pigmentos como as antocianinas que vimos na experiência do repolho roxo.
MAS, ATENÇÃO, NEM TODOS OS ANTIOXIDANTES SÃO PIGMENTOS E NEM TODOS OS PIGMENTOS SÃO ANTIOXIDANTES.
Veja mais sobre antioxidantes e radicis livres em "Curiosidades"


 
Voltar à página de Experiências:
Voltar para a página Inicial:
Página criada em 20 de julho de 2008. 
Reprodução permitida apenas com autorização da autora do site e para fins não lucrativos ou educacionais. 

Todos os direitos reservados para "Ciência para Crianças".

Nenhum comentário:

Postar um comentário