sábado, 16 de abril de 2011

Brincadeira com copos

Aonde foi a água? Não tire os olhos do copo e você saberá.

Materiais necessários

  • Fralda descatável
  • Fita adesiva
  • 3 copos opacos
  • Tesoura
  • Água

Mãos à obra
Corte dois pedaços de fita adesiva e cole-os no fundo de um dos copos. Em seguida corte um pedaço de fralda descartável e fixe-a ao fundo do copo que contém a fita adesiva.

Colando a fita adesiva no fundo do copo

Cortando um pedaço de fralda

Fralda fixada no fundo de um dos copos
Mãos à obra
Meça aproximadamente 20 ml de água em outro copo.  Se você quiser, pode adicionar um corante para melhorar a visualização. Coloque os copos em uma altura que não dê para os estudantes verem dentro deles. Despeje a água em um dos copos que não está com a fralda e comece a brincadeira. Assista ao vídeo e confira como ficou.

Colocando água com corante
O que acontece
As fraldas descartáveis geralmente trazem em sua embalagem como ingrediente, entre outros produtos, algo denominado de “polímero superabsorvente”. Polímeros são compostos de elevada massa molecular, resultantes de reações químicas de polimerização. Os polímeros são macromoléculas formadas a partir da reação de unidades estruturais menores conhecidas como monômeros.
No caso das fraldas o polímero absorvente é o poliacrilato de sódio. Por conter íons sódio no seu interior, a fase interna ao polímero fica mais concentrada (meio hipertônico) que a fase externa. Desta forma, o poliacrilato absorve água por osmose, retendo-a no seu interior por meio das fortes interações que a água estabelece. Este processo causa um aumento de massa e volume ao grânulo do poliacrilato, transformando-o em um gel no qual a água fica presa na rede tridimensional do polímero.

Estrutura do poliacrilato de sódio

Grânulos de poliacrilato de sódio, após a absorção de água com corante


Fonte Pontociência

Nenhum comentário:

Postar um comentário