quinta-feira, 19 de maio de 2011

Aula prática sobre peixes!



















Aconteceu nessa quinta feira no laboratório de ciências uma aula prática sobre peixes, os alunos orientados pelo professor Carlos Sasso puderam  entender sobre a morfologia e fisiologia de um peixe ósseo

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Onde nasce o sol?

Aprendemos nos livros de ciências que o sol nasce no Leste. Mas como saber onde fica o leste se você não presenciou o amanhecer?
Você vai necessitar de apenas um relógio.
Fique de frente para o sol e trace uma linha reta imaginária entre seu o corpo e a direção do sol.
Imagine os ponteiros de um relógio e seu corpo como sendo a posição das seis horas e o sol doze horas.
Olhe no relógio de ponteiros a hora atual (exemplo: o relógio marca 4 h – a tarde).
Agora encontre o ponto médio entre o horário atual (neste exemplo 4 horas) e a posição do sol, que marca 12 horas.
Este ponto médio é o Norte.

Vire-se de frente para o Norte e eleve o braço direito estendido a 90° graus na lateral do corpo. Pronto, a direção para onde seu braço direito está apontado é o Leste.
Você pode utilizar este método quando for trabalhar conteúdos relacionados aos pontos cardeais.
No Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino/MS no componente curricular de Geografia, este assunto pode ser trabalhado dentro do tema “O universo” no 1° bimestre.
Créditos das imagens para: Davi O. Santos
Créditos da atividade para: José Ricardo M. da Silva
Fonte :http://biosferams.org

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Experimento sopro do dragão

Aqui iremos observar um comportamento bem interessante  do amido de milho que é um produto não inflamável e você podera até brincar de artista de circo!

Materiais necessários

  • Amido de milho
  • Colher
  • Vela
  • Fósforos
  • Pirex

Agora acenda a vela,em seguida pegue um bom bocado de amido e coloque na boca (o gosto não é tão ruim,mas a textura é terrivel).
Pegue a vela e segure-a à sua frente.Agora você deverá assoprar o amido (faça como se você fosse assobiar) em direção da chama.  Você verá uma grande chama se formar,como se estivesse cuspindo fogo!
Na prática


Fonte; pontociência.com

DNA comestível

Construindo uma molécula de DNA comestível
Material necessário:
- 1 saco de jujuba ou massa de modelar de diferentes cores
- 1 caixa de palitos de dente
- arame fino e flexível
- 1 alicate
- 1 régua
Como fazer?

1 Corte o arame em dois pedaços de aproximadamente 40 cm cada.
2 Escolha quatro cores de jujuba, que representarão cada um dos nucleotídeos da molécula de DNA. Separe as cores que farão pares entre as fitas de DNA (você pode combinar a jujuba laranja com a vermelha e a amarela com a roxa, por exemplo).
3 Espete as jujubas nos arames, respeitando os pares escolhidos. Se você escolheu a combinação de cores acima, se em um arame você coloca a jujuba amarela, no outro coloque o seu par roxo. Lembre que ao longo de todo o DNA esses pares devem ser respeitados.
4 Coloque os palitos entre as jujubas para fazer a ligação entre os dois arames. Coloque 3 palitos ligando pares iguais de jujubas (por exemplo, 3 palitos ligando as roxas com as amarelas) e 2 palitos ligando os outros pares (por exemplo, 2 palitos ligando as vermelhas com as laranjas).
Torça lentamente cada parte do arame. Pronto, você tem em mãos uma simulação da molécula de DNA!

Depois de mostrar para todos em sua casa ou escola, se delicie com sua molécula de DNA!
Você pode fazer também uma cópia da molécula de DNA e distribuir para seus pais e colegas. É só separar os dois arames da sua molécula de DNA e usar cada um deles como molde para fazer novas moléculas.

segunda-feira, 18 de abril de 2011



Tinta de farinha

Muitos professores conhecem a massinha de modelar feita de farinha de trigo., também é possível fazer a tinta para pintura com dedo, com uma receita mais diluída.



A receita:

4 colheres de sopa de farinha de trigo

2 colheres de sopa de sal

2 colheres de sopa de vinagre

1 potinho de tinta guache da cor preferida

Misturar tudo em uma bacia e adicionar água até que fique com uma consistência de massa lisa, que deslize pela colher.

Aqui usei a guache vermelha:


Depois coloque em copinhos de cafezinho e distribua para as crianças:


Deixe secar os trabalhos pendurados em um varal, ou em mesas, de um dia para outro.
Fonte:http://profedanielle.blogspot.com/

sábado, 16 de abril de 2011

Poliacrilato, o superabsorvente

Introdução

Por que as fraldas descartáveis conquistaram, em pouco tempo, tanto espaço no mercado consumidor? O material utilizado na fabricação dessas fraldas é o poliacrilato de sódio, um polímero capaz de absorver uma quantidade de água equivalente a muitas vezes seu próprio peso. Eis um experimento de fácil execução para o entendimento das propriedades desse polímero.
Materiais necessários

* 1 balança
* 3 fraldas descartáveis
* 3 béqueres de 1 L
* 800 mL de água destilada
* 800 mL de solução de água com açúcar (sacarose) 0,125 mol/L
* 800 mL de solução de água e sal de cozinha (cloreto de sódio) 0,125 mol/L
Meça a massa de cada uma das fraldas.

Mergulhe uma fralda no béquer com água e mantenha-a completamente submersa por 30 segundos. Retire a fralda e aguarde alguns minutos enquanto escorre todo o excesso de água.
Meça novamente a massa da fralda. Repita o procedimento para a solução de sal e para a solução de açúcar. Compare as quantidades de água absorvidas por cada fralda. No preparo da solução de cloreto de sódio pode-se dissolver 5,8g em 800 mL de solução, e para preparar a solução de sacarose pode-se dissolver 34,2g em 800 mL de solução.

Água

Solução de cloreto de sódio

Solução de sacarose
O que ocorre
                                          Massa da Fralda Absorção de água Solução Salina Solução sacarose
Massa medida                       31,8g                     381,6g                      309,9g                328,8g
Ganho de massa                                                  11 vezes                   9,7 vezes           9,3 vezes


A absorção de água pelo poliacrilato de sódio se dá por osmose, que é a passagem de solvente (nesse caso, água) de um meio menos concentrado para um meio mais concentrado.
Em contato com a água, os íons sódio desprendem-se, deixando livres os íons carboxilato (-COO-).
Assim a região entre as moléculas do polímero torna-se um meio de alta concentração iônica, enquanto a região externa é menos concentrada. Por isso, grande quantidade de moléculas de água passa para a região interna e fica aprisionada dentro dos flocos, interagindo com as moléculas do polímero por meio de ligações de hidrogênio. Além disso, os íons carboxilato repelem-se uns aos outros, ocasionando um estiramento do polímero. O resultado é um surpreendente aumento de massa do polímero. Como a massa molecular desse material é muito elevada, ele não se dissolve em água, mas sim, torna-se um gel.
Observando os resultados deste experimento, constatamos que houve maior ganho de massa quando a fralda foi imersa em água destilada. Isso indica que, nesse sistema, a diferença de concentração entre as regiões interna e externa do polímero foi muito maior. Na região interna havia íons sódio dissolvidos em água e na região externa, somente água. Isso possibilitou que grande quantidade de água fosse transferida para a região interna por osmose.
Utilizando a solução de açúcar, verificamos que a massa de água absorvida pelo polímero foi menor, pois já havia um soluto (sacarose) dissolvido na solução. Assim, a diferença de concentração entre as regiões interna e externa do polímero não era tão grande quanto no caso da utilização de água destilada.
Assim como no caso do açúcar, a presença de sal dissolvido em água dificultou a passagem do solvente para a região interna do polímero. Porém, para a solução de sal de cozinha, o ganho de massa foi ainda menor. Embora a concentração das duas soluções fosse a mesma, o número de espécies dissolvidas na solução de cloreto de sódio era duas vezes maior, já que cada unidade de NaCl dissocia-se em dois íons (Na+ e Cl-). Por outro lado, a sacarose, sendo uma substância molecular, não se dissocia em água. Por essa razão, cada molécula dá origem a apenas uma espécie dissolvida.


Fonte:pontociência

Brincadeira com copos

Aonde foi a água? Não tire os olhos do copo e você saberá.

Materiais necessários

  • Fralda descatável
  • Fita adesiva
  • 3 copos opacos
  • Tesoura
  • Água

Mãos à obra
Corte dois pedaços de fita adesiva e cole-os no fundo de um dos copos. Em seguida corte um pedaço de fralda descartável e fixe-a ao fundo do copo que contém a fita adesiva.

Colando a fita adesiva no fundo do copo

Cortando um pedaço de fralda

Fralda fixada no fundo de um dos copos
Mãos à obra
Meça aproximadamente 20 ml de água em outro copo.  Se você quiser, pode adicionar um corante para melhorar a visualização. Coloque os copos em uma altura que não dê para os estudantes verem dentro deles. Despeje a água em um dos copos que não está com a fralda e comece a brincadeira. Assista ao vídeo e confira como ficou.

Colocando água com corante
O que acontece
As fraldas descartáveis geralmente trazem em sua embalagem como ingrediente, entre outros produtos, algo denominado de “polímero superabsorvente”. Polímeros são compostos de elevada massa molecular, resultantes de reações químicas de polimerização. Os polímeros são macromoléculas formadas a partir da reação de unidades estruturais menores conhecidas como monômeros.
No caso das fraldas o polímero absorvente é o poliacrilato de sódio. Por conter íons sódio no seu interior, a fase interna ao polímero fica mais concentrada (meio hipertônico) que a fase externa. Desta forma, o poliacrilato absorve água por osmose, retendo-a no seu interior por meio das fortes interações que a água estabelece. Este processo causa um aumento de massa e volume ao grânulo do poliacrilato, transformando-o em um gel no qual a água fica presa na rede tridimensional do polímero.

Estrutura do poliacrilato de sódio

Grânulos de poliacrilato de sódio, após a absorção de água com corante


Fonte Pontociência