Densidade dos sólidos Ciência em Casa | ||
Material Copo de vidro. Pedaço de borracha. Pedaço de palito. Pedaço de rolha. Plástico. | Compostos Água. Azeite. Groselha. Mel. Álcool Etílico. | Vídeo: download.avi (110 KB) Fotos: |
Procedimento 1. Utiliza o copo com os líquidos da experiência: densidade dos líquidos. 2. Deitar os sólidos, um de cada vez, no copo. 3. Podes verificar que a madeira e a rolha ficam à superfície do álcool. O plástico coloca-se na superfície do azeite, e o pedaço de borracha fica na superfície do mel. (no vídeo ilustrativo primeiro foi adicionada a rolha, de seguida, o plástico, o palito e a borracha) | ||
O porquê? Existem sólidos menos densos do que certos líquidos? Todos os sólidos lembram uma fase compacta, onde o arranjo das moléculas é bem definido e ordenado. Tendo em conta este aspecto é surpreendente que existam sólidos menos densos do que certos líquidos. Se não fosse assim as caravelas não flutuariam nos oceanos, e consequentemente, Vasco da Gama não chegaria à Índia. Nesta experiência, a madeira e a cortiça flutuam no álcool etílico, enquanto o plástico flutua no azeite. Por sua vez, a borracha flutua na superfície do mel. Cada objecto afunda-se até ao nível do líquido que tem maior densidade do que a sua. O objecto irá flutuar na superfície desse líquido. Os resultados desta experiência são prova de que a densidade do plástico está compreendida entre a do álcool e a do azeite. A madeira e a rolha são menos densas do que todos os líquidos utilizados. A borracha é mais densa do que o álcool, azeite e água. A densidade da borracha está compreendida entre a densidade da água e a do mel. Para finalizar deixo duas questões interessantes "Uma uva irá flutuar em que líquido?" "A casca da laranja flutua em que superfície? Experimenta! |
Este espaço está relacionado as aulas de laboratório que estimulam a curiosidade pelo conhecimento científico e tecnológico que ajudam a compreender fenômenos químicos e físicos que estão ao nosso redor. O laboratório promove uma cultura investigativa e científica, desenvolvendo a metodologia experimental direcionada para agregar o conhecimento prático ao conhecimento teórico.
domingo, 3 de outubro de 2010
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